Fórum Único Chespirito
NOTÍCIAS VÍDEOS CHBRTV FÓRUM
facebook
Informações
Quem é Chespirito?
Conheça o Elenco
Quem já morreu?
A Dublagem

Multimídia
Vídeos
Áudios/Músicas
Imagens
Jogos

Séries
Chaves
Chapolin
Chespirito/Clube do Chaves
La Chilindrina
Kiko
Desenho Animado

Guias
Episódios de Chaves
Episódios de Chapolin
Episódios Clube do Chaves
Episódios Perdidos
Episódios Inéditos
Discografia
Filmografia
Todos episódios de Chaves
Chaves na CNT e no Clube

História
Boatos Famosos
CH no Brasil
O Sucesso de Chaves

Variedades
Letra das músicas
As Cartas (por Chaves)
Assista ao vivo
DVD's
VHS's
Livros CH
Personagens Raros
outras variedades [+]

Colunas
Mundo CH
Colunas antigas
Matérias

Site
Equipe
Contato
Parcerias
Prêmios

Parceiros

Editorial 31 horas

Clube do Chaveschaves
 
Clube do Chaves


1

Saiba um pouco sobre a série e os quadros que constituiam o extinto Clube do Chaves, que teve sua estréia no SBT em 2 de julho de 2001.

Os quadros do programa Clube do Chaves:

Chaveco
 Chaveco:
O carro-chefe do programa. É um pacote com cerca de 120 episódios de 40 minutos. A dupla Botijão e Chaveco são dois ex-ladrões que resolveram largar a vida do crime e atualmente trabalham como carregadores.

Pancada

 Pancada:
Dois loucos (os intérpretes de Chaves e do Professor Girafales) passam o dia conversando sobre coisas sem sentido e atormentam a vizinhança. Apesar de muito divertido, o quadro tem poucos episódios, aproximadamente uns 15.


Dom Caveira
 Dom Caveira:
Um senhor esclerosado, viúvo, rico e dono de uma funerária. Vive com a empregada (Maria Antonieta , a Chiquinha).


Chapolin

 Chaves e Chapolin: Apesar das estréias, os personagens mais queridos não podiam ficar de fora. Serão cerca de 35 episódios inéditos com 20 minutos de duração.

Chapatin
 Dr. Chapatin:
Esse também é um velho conhecido. Um médico ranzinza que anda com um saquinho de pão e vive dizendo o bordão: "Isso me dá coisas" Dr. Chapatin também terá destaque, serão episódios de 40 minutos de duração.

 Quadros Épicos: Algumas delas já são conhecidas pelo público. São regravações de histórias clássicas da literatura como Don Quixote, Fausto, Júlio César etc.

linha

    O Clube do Chaves estreou nessa data, às 13h30min com uma hora de duração. Na época existiam outros seriados que completavam a grade de programação de sábado no SBT, e assim que terminava 1 deles, passava 1 quadro do Clube do Chaves. O título desse seriado foi dado pelos próprios do canal e era formado por quadros de personagens de Chespirito gravados entre 1987 e 1995. No méxico também existe um programa assim, com o nome original: Chespirito. Esse programa já havia sido exibido pela CNT em parceria com a Gazeta - SP, em um contrato pouco duradouro feito junto a Televisa.

    Infelizmente o Clube do Chaves não é exibido desde a entrada do programa "Pop Star", que tinha a finalidade de mostrar um concurso para escolher as 5 garotas que formariam um novo grupo pop. Veja abaixo alguns fatores que colaboraram para sua saída da grade de programação:

    Dublagem: Quando se pergunta no porque do insucesso do Clube do Chaves, a primeira causa que vem na cabeça é a nova dublagem, a começar pela nova voz de Chespirito, feita por Cassiano Ricardo. Foi sentida a diferença entre Marcelo Gastaldi e o novo dublador nos quadros de Chaves e Chapolin, o que fizeram a alguns fãs não gostarem do Clube do Chaves. Por outro lado, Chapatin ficou mais ou menos, agora Pancada, Chaveco e Don Caveira ficaram bem legais com a voz de Cassiano. Outro defeito da nova dublagem foi a introdução de palavras um pouco fortes, totalmente diferentes daquilo que são trabalhadas nas séries de Chespirito.

    Sons Ambientais: Quando você assiste Chaves e Chapolin clássicos, existem certas cenas que em um momento engraçado tocam um sonzinho de fundo veja alguns exemplos:

    No episódio "As Calças do Seu Madruga", quando o próprio diz em sentido figurado que está morrendo de medo da Dona Florinda ao Quico, ele começa a se tremer como se estivesse dançando. Nisso tocam uma música de fundo muito engraçada.

    No episódio "O Traidor da Prisão", quando Chapolin pede pra que o preso lhe dê uma marretada na mão, depois ele se levanta como se não estivesse doendo, mas aos poucos ele não se agüenta e demonstra que doeu a pancada. Quando ele faz aquela engraçadíssima careta de dor, tocam um som de fundo que deixa a cena mais engraçada ainda.

    Entenderam o que eu quero dizer? Pois é, os sons de fundo tocados no Chaves e Chapolin clássicos deixam algumas cenas mais engraçadas ainda. No Clube do Chaves, percebe-se um pouco a ausência desses sons, e quando eles eram introduzidos, eram sons muito sem graça em relação ao dos clássicos, musiquinhas que chegam a ser muito infantis e sem graça.

    Atores já estão bem mais velhos: Compare o Chaves e o Chapolin de 1971 e os de 1994. Logo se nota uma grande diferença entre eles. Chaves e Chapolin agora estão muito mais pesados e velhos, o que fez se perder um pouco a graça de uns 30 anos atrás. Porque veja bem, não combina um senhor idoso imitar uma criança, combina? Chaves e Chapolin, perderam totalmente a agilidade que existe nos clássicos, fazendo com que a história ficasse monótona.

    Ausência de alguns atores: Pois é, como Ramón Valdéz e Carlos Villagrán fizeram falta nas séries exibidas no Clube do Chaves... Nos episódios clássicos, eles davam um tom de humor maior, colaborando para o sucesso das séries. O que sobrava de humor nos episódios clássicos com eles, faltou nas séries de 87 a 95 sem eles.

    Excesso de Remakes: Muitos quadros do Chaves e Chapolin eram constituídos de remakes, com a diferença de que no Clube do Chaves, a história fique mais sem graça por causa de alguns fatores ditos acima.

    Vale citar que um programa que estreou com 1h de duração, fora exibido pela última vez com apenas 15 minutos de duração, lembrando que eles deixaram até mesmo de exibir os episódios comprados (ao todo 180) para exibir 1 Chapolin ou 1 Chaves clássico, totalmente cortado.

ChespiritoBR.com (CHBR) - Desde 2001 trazendo o melhor de Chaves, Chapolin e Chespirito.